terça-feira, 16 de abril de 2013

   






 E.E.PROFº.ADOLPHO CARVALHO



     PROF:MARCOS
                                                              
                                                                                             
  SERIE :6º ANO B / 5ª SERIE B

  APOIO TÉCNICO: SERGIO MARCOS BEIRA

 GRUPO:BARBARA , BEATRIZ , ANA JULIA , LUCIANE , GLACIELLY , LUCAS OLIVEIRA , ESTER
MATERIA:HISTORIA




Calendário Asteca, também conhecido como Pedra do Sol, é ocalendário utilizado pelos astecas, povo que habitou a região do Méxicoaté meados do século XVI. Este calendário era baseado no ano solar, assim possuindo 365 dias. O calendário asteca possui semelhanças com o calendário maia.

segunda-feira, 15 de abril de 2013


calendário maia é um sistema de calendários ealmanaques distintos, usados pela civilização maia daMesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.
Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos.
Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.[1]calendário maia é um sistema de calendários ealmanaques distintos, usados pela civilização maia daMesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.
Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos.
Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.[1]

sexta-feira, 12 de abril de 2013


calendário chinês (Chinês Xia Li (夏曆), Tradicional: 農曆, Chinês Simplificado : 农历, pinyin: nónglì) é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês.
O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. Por isso, considera-se que o calendário chinês élunissolar.
Desde 10 de fevereiro de 2013, estamos no ano 4711 do calendário chinês.

[editar]Ciclo

鼠 (rato), "niu" 牛 (boi), "hu" 虎 (tigre), "tu" 兔 (coelho), "long" 龍 (dragão), "she" 蛇 (serpente), "ma" 馬 (cavalo), "yang" 羊 (carneiro), "hou" 猴 (macaco), "ji" 雞 (galo), "gou" 狗 (cão), "zhu" 豬 (porco).
Shaka Samvat é o ano lunar indiano, normalmente consistindo de 12 meses, exceto quando há o Adhik Maas, literalmente, 'o Mês Adicional'. Acredita-se que este calendário foi criado pelo Rei Shalivahan, em 78 d.C., tendo como base sua própria criação, que começou curiosamente em 0. A virada do milênio será de 20 para 21 de maio de 2077, porque os calendários que começam em zero tem a virada para o 3o milênio de 1999 para 2000(deles)

quinta-feira, 11 de abril de 2013


calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII [1] (1502-1585) em24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100 a.C.- 44 a.C.) em 46 a.C. [2].
Como convenção e por praticidade o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo [3].

calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.[1]
Este calendário baseado no ano lunar não corresponde aos calendários do ano solar. Os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa em relação aos calendários baseados no ano solar, como o Calendário Gregoriano, por exemplo. Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações.
O ano atual para os islâmicos é o de 1434 (15 de Novembro de 2012 a 4 de Novembro de 2013



Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo. Atualmente os judeus ortodoxos o utilizam no cotidiano para a determinação da datas de aniversário, falecimento, casamento entre outras, enquanto a maior parte dos judeus o utilizam somente para fixar asfestividades, os serviços religiosos e outros eventos da comunidade.
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.
O início do ano judaico se dá no mês de Tishrei(Setembro/Outubro). O calendário judaico começa com a criação da 'neshamá' (estrutura espiritual/alma) de Adão, o primeiro homem dentro da crença judaica, há cerca de 5773 anos (em 2012). Entretanto podemos observar que o primeiro dia de Tishrei do ano 1 ocorreu numasegunda-feira e não em uma sexta-feira como diz a tradição judaica, visto que no livro de Gênesis no capítulo 1 vemos que a 'neshamá' de Adão fora criada no sexto dia da criação no qual o sétimo dia é o sábado (Gênesis 2:1-3). A confirmação de que o dia 1 de Tishrei do ano 1 ocorreu numa sexta-feira pode ser obtida através de um aplicativo especializado no assunto, como o Millennia Calendar Lite que pode ser baixado gratuitamente, [1] ou conferir virtualmente o dia da semana em outro site como o Fourmilab. [2]